• Roadmapping Tecnológico II - Papel Offset para impressão de Dados Variáveis

    “O Roadmapping Tecnológico nos proporcionou um conjunto altamente seleto de projetos de inovação, com impacto direto e mensurável nos volumes de novos produtos disponibilizados pela Suzano no mercado.”
    Fábio Figliolino [Gerente Executivo de Inovação – Papel e Celulose]

    Desafio

    Desde 2008 a Suzano Papel e Celulose vem empreendendo ações sistemáticas para assegurar que seus produtos e serviços se mantenham na vanguarda da inovação nos mercados em que atua. Assim, foi posto em prática um processo de Roadmapping Tecnológico para ouvir e construir – junto com sua rede de fornecedores, clientes e provedores de serviços – iniciativas de inovação que contemplem horizontes variados naqueles mercados. Face ao sucesso do seu primeiro Roadmapping em 2010, em 2011 a empresa decidiu encarar o novo desafio de explorar o setor de papel offset, com ênfase no segmento de Dados Variáveis.

    Dados Variáveis são impressões individualizadas em formulários, que a cada novo exemplar são alteradas com informações obtidas de um banco de dados. São documentos chamados transacionais, como extratos bancários, contas de luz, gás, telefone, etc.

    Dentre as principais motivações para realização do Roadmapping podem ser apontadas:
    - Constitui uma ferramenta de formulação da estratégia para inovação
    - Provê uma visão multifocal do mercado
    - Identifica a dinâmica da inovação no segmento escolhido
    - Aponta e prioriza as principais oportunidades e desafios à inovação naquele contexto
    - Aprofunda a interação e relacionamento com fornecedores, clientes e provedores de serviços (a chamada Rede de Valor)
    - Alinha as perspectivas tecnológica e comercial, em vários horizontes de tempo.


    Como Contribuímos

    Como Contribuímos
    - Mapeamento da Rede de Valor do segmento de Dados Variáveis
    - Pesquisa qualitativa com os principais atores da Rede de Valor
    - Identificação dos Usuários Pioneiros, sinalizando atores cuja aproximação pode levar a parcerias relevantes no desenvolvimento de inovações
    - Oficina de Roadmapping Tecnológico para priorização das principais oportunidades do segmento
    - Proposição de recomendações development estratégicas para a Suzano no curto, médio e longo prazo.

     


    Resultados

    Os principais resultados são:
    Aumento do faturamento proveniente de produtos e serviços inovadores e de maior valor agregado, através de Uma carteira atualizada de iniciativas de inovação, em parceria com as empresas e entidades mais inovadoras da Rede de Valor do segmento de Dados Variáveis.

    Esta nova carteira:
    - Contribui diretamente para os objetivos estratégicos dos negócios da Suzano Papel e Celulose
    - Atende objetivamente às necessidades identificadas no mercado
    - Aproveita conhecimento e recursos externos à Suzano, num contexto de Inovação Aberta
    - Abre canais de comunicação e de colaboração antes inexistentes entre a empresa e seus novos parceiros
    - Expande o horizonte de iniciativas para o médio e longo prazo, e equilibra a carteira com iniciativas de cunho incremental e radical