Equipe

A Macroplan oferece aos seus clientes a competência de uma ampla e diversificada rede de consultores nucleada por uma densa equipe de profissionais com vínculos permanentes com a empresa. Esta estrutura de trabalho em rede assegura ampla flexibilidade na montagem das equipes e adequação total às necessidades de cada projeto e cliente.

A equipe da Macroplan é multigeracional, com sólida formação acadêmica e tem formação pluridisciplinar nas áreas de engenharia, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, ciências exatas e artes visuais. A equipe permanente é composta em sua maioria por consultores seniores, com ampla experiência na iniciativa privada e em empresa públicas.
DIRETORES
  1. Claudio Porto
    Diretor Presidente e fundador da Macroplan. Economista. Consultor há mais de 40 anos em construção e análise de cenários, estratégia e gestão para governos, empresas e instituições públicas e privadas. É co-organizador dos livros: "2022 - Propostas para um Brasil melhor no ano do bicentenário" e "Propostas para o governo 2015-2018, uma agenda para um país próspero e competitivo".
  2. Glaucio Neves
    Diretor Associado da Macroplan. Engenheiro de Produção (UFF), com pós-graduação em Gerência de Projetos (FGV-RJ) e MBA Executivo (Coppead/UFRJ). Coordenou e atuou em mais de 30 projetos de consultoria, em instituições públicas e privadas de grande porte. Na Macroplan, dirige projetos nas áreas de planejamento, gestão para resultados e gestão estratégica da inovação.
  3. Gustavo Morelli
    Diretor Associado da Macroplan. Economista (UFMA), MBA em Gestão de Projetos (EASP/FGV), especialização em Consultoria Empresarial (FIA/USP) e extensão em Gestão Estratégica (Insead - França) e em Inovação em Negócios (Wharton - EUA). Foi Diretor do Sebrae Maranhão e Gerente de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional. Na Macroplan responde pela atuação junto aos mercados Governos e Entidades de Representação Empresarial. Supervisiona projetos nas áreas de planejamento e gestão para resultados.
  4. Gustavo Porto
    Diretor Jurídico-Financeiro da Macroplan. Advogado (UFPB) com MBA em Direito Empresarial (FGV-RJ). Na Macroplan, supervisiona os contratos de todos os projetos e atua como consultor em questões legais e tributárias.
PARCEIROS E ESPECIALISTAS
  1. Alexandre Mattos
    Sócio diretor da Macroplan e mestre pelo Coppead/UFRJ, possui 16 anos de experiência em gestão estratégica e consultoria em: Setor Público: Planejamento de longo prazo para estados e cidades. Gestão estratégica de governo. Atuação setorial em educação, saúde, segurança, habitação, infraestrutura, meio ambiente, saneamento, mudanças climáticas, mobilidade, desenvolvimento urbano, promoção de investimento e finanças públicas. Setor Privado: Projetos de consultoria ou gestão nos setores de óleo e gás, biocombustíveis, geração, transmissão e distribuição de energia, inovação tecnológica, internet, editorial, engenharia, infraestrutura, agronegócio, logística e transporte, bancário, bens de capital, automotivo e aeronáutico.
  2. Aluísio Guimarães
    Engenheiro civil (UFPE), com especialização em Administração da Produção (FGV-RJ), Planejamento e Análise de Projeto (IPEA/CENDEC) e Pesquisa Operacional (CETEPE-PE). Consultor há 40 anos, atuou e supervisionou mais de 120 projetos em instituições públicas e privadas. Na Macroplan, supervisiona e atua em projetos nas áreas de planejamento corporativo e de negócios, modelos, redes e estruturas organizacionais, sistemas de gestão e mecanismos de coordenação e controle.
  3. Fernando Pinho
    Especialista e Tecnólogo em Processamento de Dados (UFC), com pós-graduação em Sistemas (Coppe/UFRJ). Coordena há 20 anos o desenvolvimento e a implantação de sistemas de informação para instituições públicas e privadas, bem como para o BID. Na Macroplan, atua como consultor e coordenador do desenvolvimento de sistemas de informação para projetos nas áreas de planejamento e gestão.
  4. Isabella Póvoa
    Engenheira de Produção (UFF), com pós-graduação em Gestão pela Qualidade Total (UFF). Na Macroplan, participou como consultora em projetos de planejamento estratégico e gestão para resultados.
  5. José Paulo Silveira
    Engenheiro metalúrgico (UFF), com especialização em engenharia de soldagem (Institut de Soudure - França). Foi secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Superintendente do Serviço de Planejamento da Petrobras e do Cenpes - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras. Na Macroplan, supervisiona projetos de gestão para resultados e gestão estratégica da inovação.
  6. Juliana Kircher
    Engenheira Química, Mestre em Engenharia da Produção (PUC-RJ). MBA Executivo (COPPEAD/UFRJ) e Administração Financeira (FGV-RJ). Consultora há 14 anos, gerenciou e atuou em mais de 30 projetos para instituições públicas e privadas. Possui 2 anos de experiência internacional atuando no Chile em projetos de Estratégia e Mudança Organizacional pela Accenture Chile. Na Macroplan, gerencia e atua projetos nas áreas de planejamento, pesquisa qualitativa e gestão para resultados.
  7. Mauro Lourenço
    Diretor Associado da Macroplan. Engenheiro (UFJF), Mestre em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ) e especialista em Análise de Sistema de Transportes (MIT). Coordenou por 10 anos, no Governo Federal, estudos e projetos de grande porte, em todo o país, no setor de transportes. Consultor há mais de 20 anos, coordenou mais de uma centena de projetos de consultoria. Na Macroplan, gerencia e supervisiona projetos nas áreas de planejamento e gestão estratégica para resultados.
  8. Sol Garson
    Economista, Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Professora em diversos cursos de especialização em gestão pública, lecionando as disciplinas de Finanças Públicas e Orçamento Público. É parceira da Macroplan, especializada em finanças públicas, planejamento e orçamento para o setor público e análise de situação fiscal de estados e municípios.
  9. Rodrigo Altair
    Administrador pela UEL, com especialização em Gestão de Projetos pela PUC-BSB. Iniciou sua carreira no Sebrae e trabalhou, nos últimos seis anos, na APEX Brasil onde foi nosso cliente no projeto "Implantação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados da APEX-Brasil".
  10. Tobias Albuquerque
    Cientista Político (Freie Universität Berlin), com MBA no Instituto de Empresa Business School (Espanha) e extensão na Coppead/UFRJ. Foi consultor da Federação Alemã das Indústrias (BDI) e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ). Na Macroplan, participa como consultor e gerente em projetos de planejamento estratégico e gestão para resultados.
  11. Victor Prodonoff
    Engenheiro Aeronáutico (University of Arizona), com Mestrado em Administração (MIT/Sloan). Acumula 20 anos de experiência com empresas de alta tecnologia no Brasil, Estados Unidos e Europa, sendo 2 deles como consultor na Cambridge Manufacturing Industry Links, do Reino Unido. Gerenciou projetos de inovação em tecnologia e em negócios nos setores aeroespacial, de óleo e gás, e de papel e celulose. Na Macroplan, gerencia e atua em projetos de gestão estratégica da inovação.
CONSULTORES
  1. Adriana Fontes
    Doutora em Economia pela UFRJ (2009) e pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade desde janeiro de 2001. Tem mestrado em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e graduação em Economia (UFRJ). Participou de projetos para diferentes instituições públicas e privadas - Ministério do Trabalho e Emprego, Sebrae, Light, Instituto Brasileiro de Petróleo, Fundação Itaú Social, Firjan, FINEP, entre outras - atuando principalmente nos temas de mercado de trabalho, políticas sociais e informalidade.
  2. Éber Golçalves
    Mestre em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG. Trabalhou no Governo de Estado de Minas Gerais entre 2007 e 2015, tendo atuado como analista, gestor e coordenador de projetos em área estratégica. Participou da concepção, estruturação e implementação dos projetos DataViva, Programa de Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Startups (Seed), Pacto de Desenvolvimento da Educação Profissional, dentre outros. Também atuou na área de monitoramento e avaliação de políticas públicas. Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu atividades de professor, pesquisador e consultor em instituições públicas e privadas como Banco Mundial, IBMEC, UEMG, FJP, PUC Minas e UFMG.
  3. Flávio Tadashi
    Engenheiro de Produção pela PUC-RJ. Como experiência profissional, estagiou na empresa Wilson Sons Logística na área de projetos e na Petrobras na área de Negócios Internacionais. Na Macroplan, atuou em projetos para Eletrobras, SESI, SEBRAE, FIPEQ - Vida e Prefeitura de Macaé.
  4. Gilberto Figueira
    Engenheiro Químico (EQ - UFRJ), pós-graduado em Gestão de Negócios (EBAPE - FGV), Mestre em Administração (COPPEAD - UFRJ) e Doutor em Administração (IAG - PUC-Rio). Atuou como professor no COPPEAD-UFRJ e, como executivo, nas áreas de marketing, novos projetos e no desenvolvimento de novos negócios no Brasil e no exterior. Na Macroplan, já atuou em projetos de consultoria em internacionalização de empresas, planejamento estratégico, redesenho de modelo de negócios e de rede de atendimento a clientes.
  5. Isabela Corrêa
    Engenheira de Produção pela PUC/RJ ? dezembro de 2013. Atuou como consultora e gerente de projetos na Empresa Júnior PUC-Rio, na área de estratégia, onde era responsável pela elaboração de relatórios, análise de dados proveniente de pesquisas qualitativas, além de participar de negociações comerciais. Na Macroplan, atua como consultora em projetos nas áreas de estratégia e gestão e na linha de negócio de Capacitação.
  6. Karla Régnier
    Socióloga (PUC-RJ), Mestre e Doutora em Sociologia (UFRJ). Consultora há 14 anos, gerenciou e atuou em mais de 30 projetos para instituições públicas e privadas. Na Macroplan, gerencia e atua em projetos nas áreas de cenários, planejamento e pesquisa qualitativa.
  7. Marcelo Trevenzoli
    Formado em Administração de Empresas na UnB (Universidade Federal de Brasília) e cursando MBA Executivo pelo IBMEC/DF. Atuou e gerenciou projetos de consultoria em gestão para o setor público e privado pelo Instituto Publix e participou de projetos de pesquisas para organismos internacionais (Banco Mundial/CLAD). Na Macroplan, atua como consultor em projetos nas áreas de planejamento e gestão estratégica para resultados.
  8. Rosane Ribeiro
    Engenheira Física formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), MBA em Gestão Estratégica pela ESALQ/USP. Atuou na empresa BrainCare em Gestão da Inovação e em Engenharia Biomédica ? área em que também realizou pesquisas na graduação. Na Macroplan de São Paulo é consultora em Gestão da Inovação, alocada ao novo projeto da Kimberly-Clark.