Desafios da Gestão Estadual 2014

[-] Texto [+]
05/11/2014 | Macroplan
Os governos estaduais são parte fundamental para acelerar, aprimorar e consolidar o processo de desenvolvimento do Brasil. Melhores respostas dos governos na ampliação do acesso e da qualidade dos serviços são também demandas crescentes da sociedade. Os Estados avançaram nas últimas décadas em termos sociais e econômicos, porém perduram ainda significativas desigualdades entre eles.

Os novos governadores encontrarão, em geral, um cenário macroeconômico desfavorável e verão seus limites de atuação estreitados pela restrição de recursos. Será preciso "fazer mais com menos". Será necessário inovar na gestão, definir prioridades e avançar em eficiência!

Neste contexto, o presente estudo buscou organizar e analisar a informação disponível sobre a situação atual e a evolução na última década das 27 Unidades da Federação em 10 dimensões - Educação, Juventude, Saúde, Segurança, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Condições de Vida, Institucional e Gestão Fiscal - e 69 indicadores. Da análise, foi possível identificar com clareza os desafios que se apresentam aos novos governantes e, principalmente, propor estratégias para sua superação.


 
Download
Desafios da gestão estadual completo