Macroplan e Niterói concluem 1ª fase de projeto

[-] Texto [+]
29/11/2013 | Macroplan
A Macroplan e a gestão municipal da cidade de Niterói concluíram a primeira fase do projeto "Niterói Que Queremos", realizado em parceria com o Movimento Brasil Competitivo. O objetivo geral do projeto é formular um Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo para a cidade, preparando-o para os desafios do futuro e envolvendo a sociedade.


Nesta primeira fase, foram realizadas 40 entrevistas qualitativas com formadores de opinião do município, capazes de pensar na cidade a longo prazo. A percepção geral foi a esperança de que Niterói se torne uma cidade inclusiva, com serviços públicos de qualidade, opções de mobilidade integrada e um novo ordenamento mais sustentável, com um cenário político renovado, mais transparente e participativo.


Além disso, foi realizado também um diagnóstico socioeconômico sobre os principais entraves para o desenvolvimento do município. Os piores indicadores estão relacionados a saúde e educação, dois pilares básicos do desenvolvimento municipal.


Com isso, foram estabelecidas propostas de ações prioritárias, com sugestões divididas em quatro grandes áreas de atuação: mobilidade, segurança, saúde e gestão pública. As sugestões vão desde propostas de transporte multimodal de qualidade ao resgate da rede hospitalar do município e a criação e manutenção de canais efetivos de comunicação com a população. 


"O objetivo é promover uma reflexão sobre o futuro da cidade e seus atuais desafios, compreendendo expectativas, riscos potencialidades e vulnerabilidades", explica Juliana Kircher, consultora da Macroplan que gerencia o projeto.


No dia 10 de dezembro, será lançado oficialmente o portal do projeto. Nele, há uma pesquisa na qual a população interessada pode responder um questionário sobre a atual situação da cidade, envolvendo questões como desenvolvimento econômico, político e social. A pesquisa também aborda qual é a visão que os respondentes tem sobre o futuro de Niterói, destacando áreas que devam ser priorizadas pela administração municipal. Participe você também, acessando www.niteroiquequeremos.com.br