Macroplan apoia ONS em projeto com visão de futuro

[-] Texto [+]
30/11/2016 | Macroplan
Nos últimos anos, o sistema elétrico brasileiro vem passando por profundas transformações. A pressão pelo uso de energias renováveis, o aumento do número de agentes e empresas estrangeiras envolvidas, a crescente incerteza no planejamento e operação, novas tecnologias para gerenciamento em "tempo real" e a busca por maior eficiência na operação são algumas tendências e mudanças que impactam a atuação de instituições do setor. Atento a esse cenário, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elaborou, com apoio da Macroplan, um edital para contratar a empresa que apoiará a reestruturação organizacional da instituição.

Realizamos um assessoramento estratégico para que o ONS possa promover seu melhor alinhamento às tendências e mudanças em andamento no contexto externo de oferta e demanda de energia e às mudanças no ambiente institucional, com impactos relevantes em aspectos técnicos, organizacionais e operacionais da organização", explica Gilberto Figueira, consultor da Macroplan que atuou no projeto.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico foi criado em 1998, para atuar como responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). "A instituição consolidou-se e ganhou relevância no sistema elétrico nacional. Para adequar-se às transformações do mercado e preparar-se para o futuro, no entanto, é preciso adequar sua estrutura, processos, produtos e competências", avalia Figueira.