Gestão por evidências para melhoria da gestão municipal

[-] Texto [+]
25/04/2017 | Macroplan
Claudio Porto, diretor presidente da Macroplan, será palestrante no IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável
Claudio Porto, Diretor Presidente da Macroplan, será um dos palestrantes do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável. O economista estará presente na Arena 3 participando do painel "Indicadores de gestão de qualidade de vida na administração municipal", ao lado de Marcio Lacerda (Presidente da FNP), Marcelo Crivella (Prefeito do Rio de Janeiro - RJ), Paulo Rabello de Castro (Presidente do IBGE), Gean Loureiro (Prefeito de Florianópolis - SC), Alberto Borges (Compara Brasil) e Jorge Abraão (Programa Cidades Sustentáveis). O encontro acontecerá no dia 26 de abril às 13 horas.

Claudio Porto participará do painel que abordará o cenário de crise econômica pelo qual o país está passando e que exige, cada vez mais, eficiência, inovação e criatividade dos gestores públicos para a manutenção dos serviços públicos em relação ao baixo desempenho da arrecadação pública. As avaliações da eficiência do gasto público revelam-se fundamentais para o aprimoramento da gestão. E assim, faz-se necessário a utilização de indicadores que apontem a qualidade da gestão pública, em diversas áreas, pois estes permitem a identificação de oportunidades de aprimoramento da gestão bem como o planejamento de médio e longo prazo, visando a permanente busca pela melhoria da vida nas cidades.

É o que também defende o Estudo Desafios da Gestão Municipal, elaborado pela Macroplan. O trabalho analisa o desempenho das 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do PIB brasileiro. A partir da análise comparada e temporal das maiores cidades brasileiras, pode-se identificar os desafios, as boas práticas e as soluções para a superação dos entraves ao desenvolvimento das cidades.