Estratégia com visão de longo prazo

[-] Texto [+]
21/03/2012 | Evento: Seminário HBR Autor: Macroplan
fiogf49gjkf0d
Nos últimos 40 anos, em média a cada 3,5 anos ocorreu uma descontinuidade e/ou um período de grande volatilidade econômica, política, tecnológica ou social. As empresas precisam estar preparadas para lidar com as mudanças no ambiente, antecipando-as ou reagindo rapidamente a elas.
Esta apresentação analisa as principais rupturas que imactaram o ambiente de negócios ao longo das últimas quatro décadas, mostrando casos de empresas que foram abaladas ou se beneficiaram dessas descontinuidades, decorrentes dos mais diversos tipos de eventos. A análise conclui que os níveis complexidade e incerteza são crescentes no mundo atual e a antecipação é cada vez mais uma ferramenta fundamental na gestão empresarial.

Elaborada pela Macroplan para o Workshop de Estudo de Cenários, realizado no seminário "Cenários 2012: a volatilidade do ambiente econômico e o impacto nas organizações", a apresentação mostra os conceitos da Gestão estratégica baseada em cenários sua aplicação na Embrapa e lições da experiência consultoria com Cenários Prospectivos. O documento traz ainda o resultado da pesquisa qualitativa "Como as empresas brasileiras lidam com o futuro", realizada pela Macroplan com participantes do seminário, que foi organizado pela Harvard Business Review Brasil.