Prospective Foresight in Brazil: An overview and cases

[-] Texto [+]
07/12/2012 | Evento: Workshop Internacional sobre Cenários (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) Autor: Claudio Porto
fiogf49gjkf0d
Esta apresentação, realizada sócio fundador da Macroplan, Claudio Porto, no Workshop Internacional sobre Cenários, mostra a evolução da análise prospectiva no Brasil, desde os anos 80, e tendências para os próximos dez anos. O documento também apresenta quatro casos emblemáticos em estudo de cenários, desenvolvidos por instituições como BNDES, Eletronorte, Petrobras, Governo de Minas Gerais, em parceria com a Macroplan.
Além de Claudio Porto, o evento, realizado dia 5 de dezembro de 2012, em Brasília, contou também com palestras de Susanne Giesecke (Austrian Institute of Technology - AIT), Brian MacAulay (Innovative Futures Research e NESTA - Reino Unido), Riel Miller (Unesco), Renata Nascimento (Petrobras), Lelio Fellows (CGEE), entre outros especialistas. O encontro tinha como objetivo discutir os modelos de cenários, aspectos estratégicos bem como os estudos prospectivos para os cenários brasileiros e o uso de cenários no Peru.