Notícias

Gestão por evidências para melhoria da gestão municipal

Compartilhe
Claudio Porto, Diretor Presidente da Macroplan, será um dos palestrantes do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável. O economista estará presente na Arena 3 participando do painel “Indicadores de gestão de qualidade de vida na administração municipal”, ao lado de Marcio Lacerda (Presidente da FNP), Marcelo Crivella (Prefeito do Rio de Janeiro – RJ), Paulo Rabello de Castro (Presidente do IBGE), Gean Loureiro (Prefeito de Florianópolis – SC), Alberto Borges (Compara Brasil) e Jorge Abraão (Programa Cidades Sustentáveis). O encontro acontecerá no dia 26 de abril às 13 horas.

Claudio Porto participará do painel que abordará o cenário de crise econômica pelo qual o país está passando e que exige, cada vez mais, eficiência, inovação e criatividade dos gestores públicos para a manutenção dos serviços públicos em relação ao baixo desempenho da arrecadação pública. As avaliações da eficiência do gasto público revelam-se fundamentais para o aprimoramento da gestão. E assim, faz-se necessário a utilização de indicadores que apontem a qualidade da gestão pública, em diversas áreas, pois estes permitem a identificação de oportunidades de aprimoramento da gestão bem como o planejamento de médio e longo prazo, visando a permanente busca pela melhoria da vida nas cidades.

É o que também defende o Estudo Desafios da Gestão Municipal, elaborado pela Macroplan. O trabalho analisa o desempenho das 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do PIB brasileiro. A partir da análise comparada e temporal das maiores cidades brasileiras, pode-se identificar os desafios, as boas práticas e as soluções para a superação dos entraves ao desenvolvimento das cidades.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado