Notícias

Inovação pauta planejamento estratégico do Parque Teconológico da UFRJ

Compartilhe
A crise do mercado mundial de Óleo & Gás, provocada pela baixa de preços nos barris de petróleo, vem fazendo com que  empresas e outros players busquem alternativas para manter e impulsionar negócios. Atuando com foco nesse setor desde sua fundação, o Parque Tecnológico da URFJ aposta na  inovação como o caminho para superar desafios do cenário atual. Com apoio da Macroplan, a instituição prepara seu planejamento estratégico para 2045 construindo estratégias que permitam ampliar seu ecossistema de inovação.

“O setor de Óleo & Gás é uma das principais vocações econômicas do Estado do Rio e, por isso, sempre foi o foco do Parque Tecnológico da UFRJ, mas o cenário atual vem dificultando investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e a inovação é o caminho para aumentar produtividade e reduzir custos. Diversificar os tipos e portes de empresas instaladas no parque contribui para a formação de parcerias e, consequentemente, soluções inovadoras”, analisa Juliana Kircher, consultora da Macroplan responsável pelo projeto de planejamento estratégico da instituição.

Como parte do trabalho, o Parque Tecnológico da UFRJ está promovendo quatro painéis temáticos de discussão sobre temas que podem impactar o futuro da instituição. A inovação no século XXI foi discutida sob o prisma das políticas, financiamento e tecnologia. O futuro do Rio de Janeiro e seus setores vocacionais também serão temas de debate como parte da proposta estratégica do Parque, além do Futuro da Universidade e as Tendências para energias alternativas e economia de baixo carbono.

Os resultados dos painéis temáticos servirão de insumo para a construção de cenários no horizonte 2045, que serão elaborados pela equipe do Parque Tecnológico com o apoio da Macroplan. A consultoria já finalizou a fase de entrevistas do planejamento estratégico. Foram ouvidas dez lideranças nacionais, especialistas e formadores de opinião, além de três grupos focais com empresas do Parque Tecnológico da UFRJ e representantes da universidade.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado