Notícias

Niterói é destaque em premiação do Sebrae

Compartilhe
Niterói foi a grande vencedora do IX Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. A cidade foi escolhida como Melhor Projeto Estadual, principal categoria da premiação. O projeto apresentado foi “Niterói Empreendedora – Construindo a melhor cidade para se viver e ser feliz”, que implementou ações para estimular o empreendedorismo e o crescimento econômico associado ao desenvolvimento social e humano.

Elaborado e implementado com apoio da Macroplan, o projeto desenvolveu métodos para pensar a cidade a curto, médio e longo prazo. “Niterói que queremos” foi a plataforma criada para “ouvir” a população e teve profundo envolvimento com os niteroienses para ajudar a refletir, em conjunto, sobre as prioridades da cidade no presente e o que pode ser feito para melhorar o amanhã.

Foram entrevistadas 40 pessoas, entre especialistas e importantes lideranças sociais do município como empresários, representantes dos setores de educação e saúde, ativistas sociais, pessoas das áreas de esporte, imprensa, urbanismo e meio ambiente, juristas, celebridades e segurança. Além disso, foi desenvolvida pesquisa na web que teve mais de 4.500 participantes e um concurso de redação e desenho com o tema “Que Niterói você quer?”, realizado com alunos do ensino fundamental do município.

A Macroplan teve papel significativo no desenvolvimento do projeto e o levantamento realizado pela empresa em parceria com o Movimento Brasil Competitivo identificou questões prioritárias. Em um primeiro momento, a análise mostrou que os principais desafios de Niterói estão relacionados à alta densidade urbana, baixa qualidade do sistema de educação, elevado número de comunidades carentes além de problemas nos setores de saúde pública, mobilidade urbana e segurança. Após todas as informações coletadas foram traçadas estratégias e metas para que tudo o que foi discutido e reivindicado seja atendido. Em resultado a todos os estudos e levantamentos realizados, equipes do governo municipal e da Macroplan irão colaborar com o chamado Plano Estratégico para a Cidade de Niterói – Horizonte 2033. O documento deverá ter projetos e metas para curto (2016), médio (2020) e longo prazos (2033).

Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado