Planejamento estratégico

Transformar plano estratégico em lei é via eficaz para evitar rupturas decorrentes de ciclos políticos.

9 de abril de 2018

Do PARAÍBA ON-LINE

Plano Estratégico de Campina será apresentado na CMCG e poderá se tornar Lei

Nesta segunda-feira, dia 9 de abril, às 10h, acontecerá na Câmara Municipal de Campina Grande uma Audiência Pública para apresentação de um Projeto de Lei que institui o Plano Estratégico de Desenvolvimento Campina Grande 2035. A propositura é da mesa diretora da Câmara Municipal.

Durante a Audiência será feito um detalhamento das ações do Plano pelo secretario de Planejamento de Campina Grande, André Agra, e também uma apresentação do Projeto de Lei Nº 213/2017 que fixará o Plano como Lei Municipal, e dará ao Comitê Gestor do Plano, status de Conselho Municipal, com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada, fazendo com que o plano possa ser acompanhado através de um instrumento de governança social.

No mês de março de 2017, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, entregou o Plano para o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e para a presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério.

A elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento – Campina Grande 2035 aconteceu sob a coordenação da FIEP. O documento foi elaborado em três etapas, com projeções de metas e ações de curto, médio e longo prazo.

A ideia é que o documento norteie o desenvolvimento, sendo um guia referencial para ações nas áreas social, econômica, educação, saúde, infraestrutura, urbanismo, mobilidade urbana, qualidade de vida e desenvolvimento.

A construção do Plano foi baseada em pesquisas e análises que embasaram o mapeamento e a agenda estratégica das ações e metas a serem cumpridas nos próximos 20 anos, atendendo as necessidades de Campina Grande e das cidades do entorno (Massaranduba, Lagoa Seca, Fagundes, Boa Vista e Queimadas).

“O Planejamento Estratégico não é um conjunto de obras planificadas. Ele envolve todos os segmentos, permeia por toda a vida da sociedade, desde o uso do solo, até a educação, os serviços de saúde, turismo, enfim, tudo o que a cidade precisa. Ou seja, a população de Campina Grande foi ouvida, nos seus diversos setores, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente”, explica o presidente da Fiep, Francisco Gadelha.

O documento foi elaborado através de um convênio com a empresa Macroplan, considerada uma das melhores consultoras do país, com expertise em realizar planejamento em diversos estados brasileiros, a exemplo de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

A empresa também atuou no planejamento do Porto Suape, no Estado de Pernambuco e em várias instituições governamentais a exemplo da Petrobras.

Está programada ainda outra Audiência no dia 17 de abril, às 10h, também na Câmara Municipal, oportunidade em que o Plano Estratégico será discutido em sua essência com os vereadores