Cenários

Não é possível eliminar a incerteza. O máximo que podemos fazer é reduzi-la a um número administrável de hipóteses por meio de cenários. Diante disso, a questão relevante é: o que faremos se tal cenário acontecer?"
Arie de Geus

O QUE OS CENÁRIOS AGREGAM ÀS EMPRESAS

Cenários permitem que as empresas mapeiem e antecipem as possíveis mudanças e rupturas em seus ambientes de negócios e com isso desenvolvam estratégias adequadas à manutenção ou desenvolvimento de novas vantagens competitivas. A experiência da Macroplan na elaboração e uso de cenários em ambientes empresariais demonstra que essa ferramenta proporciona: (i) identificar incertezas e antecipar oportunidades e, assim, ampliar as chances de apropriação de valor e sustentabilidade do negócio; (ii) reduzir o risco das empresas serem surpreendidas por eventos adversos que afetem sua sustentabilidade; (ii) minimizar as diferenças de percepção do ambiente externo que atravessa os níveis gerenciais e com isso melhorar a qualidade e coesão das decisões estratégicas; e (iv) acelerar a aprendizagem estratégica na organização.

INCERTEZAS E EXPLORAÇÃO DO FUTURO

As mudanças no ambiente externo das organizações são cada vez mais relevantes na geração (ou destruição) do valor potencial dos negócios. A crescente complexidade e incerteza demandam das organizações, e seus gestores, maior capacidade de identificar e lidar com as mudanças. A elaboração de cenários surge em resposta a estas demandas. Cenários são ferramentas para explorar o futuro e antecipar estratégias em um mundo de grandes incertezas.

A METODOLOGIA

Os estudos de Cenários da Macroplan preparam seus clientes para fazer face aos desafios do futuro, são relevantes no planejamento e gerência estratégica, na antecipação de crises, no apoio a processos decisórios, na análise de projetos, no gerenciamento de mudanças e como referência para negociações. A metodologia Macroplan de construção de cenários e prospecção de futuros compreende basicamente seis etapas:
  • Mapeamento dos fatores invariantes e dos condicionantes do futuro pertinentes ao seu objeto de interesse;
  • Análise e Seleção: identificação e hierarquização das incertezas críticas em relação ao futuro do ambiente cenarizado;
  • Prospecção: geração e desenvolvimento de cenários alternativos do futuro, enfatizando as dimensões ligadas às incertezas críticas;
  • Interpretação: comparação e análise dos cenários com ênfase na antecipação de oportunidades e ameaças para a organização;
  • Decisão: posicionamento estratégico da organização face aos cenários; e
  • Disseminação: em uma perspectiva de aprendizagem organizacional.
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