Gestão Estratégica da Inovação

Criar um ambiente de inovação empresarial é fundamental para assegurar o crescimento sustentável."
Edmund Phelps, Nobel de Economia em 2006

O QUE A GESTÃO ESTRATÉGICA DA NOVAÇÃO AGREGA AOS GOVERNOS

Nos governos e demais organizações públicas os investimentos em inovação agregam valor na prestação de serviços, com produtos, processos e arranjos institucionais mais eficientes e alinhados às demandas e necessidades da sociedade.

INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

A história está repleta de casos que provam que no mundo das empresas nenhuma vantagem comparativa é permanente, todas são temporárias. A capacidade e a velocidade de inovação no desenvolvimento de produtos, processos e serviços são cada vez mais decisivos para a sustentabilidade do negócio. Inovação é criação e captura de valor, fatores críticos para o aumento da competitividade e da sustentabilidade das organizações.

A METODOLOGIA

A abordagem Macroplan combina elementos de formulação estratégica e da prospecção de longo prazo com modernas técnicas de gestão. A metodologia compreende quatro grandes etapas.
  • Análise de condicionantes externos: características e intensidade da competição e das alianças no ambiente de negócio; dinâmica setorial da inovação; insumos, incentivos e regulação; technology roadmapping
  • Análise da dinâmica da inovação na rede de valor: configuração da rede de valor; nós de maior capacidade e velocidade de inovação; articulação com clientes, fornecedores e prestadores de serviços; tecnologias de maior impacto;
  • Avaliação da gestão: capacidade de inovação e sua aderência à estratégia; investimentos; produtos, processos e serviços; recursos humanos e infra-estrutura; e
  • Implantação da gestão estratégica: estratégia, metas e projetos de inovação; prospecção e inteligência tecnológica; otimização de recursos; monitoramento estratégico; governança; propriedade intelectual; sensibilização e motivação.
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