Pesquisas Qualitativas

Há uma série de fenômenos de grande importância que não podem ser registrados (ou compreendidos) através de documentos quantitativos, mas que devem ser observados em sua plena realidade."
Bronislaw Malinowski, antropólogo

O QUE AS PESQUISAS QUALITATIVAS MACROPLAN AGREGAM AOS GOVERNOS

As pesquisas qualitativas realizadas pela Macroplan são valiosas no apoio a processos decisórios complexos, nos quais as idéias, imagens, sentimentos e expectativas dos atores envolvidos têm tanta importância quanto os fatos e dados pertinentes. Realizadas com atores internos e com representantes da sociedade, especialistas e formadores de opinião, seus resultados contribuem para mapear as diferentes expectativas, organizar e priorizar as escolhas estratégicas. As principais convergências e divergências de pensamento sobre temas estratégicos são abordados com precisão e profundidade, constituindo insumo de alto valor agregado para os processos de planejamento e gestão.

ESCOLHAS ESTRATÉGICAS, PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS

As decisões estratégicas envolvem um número crescente de atores e variáveis. Os grupos de interesse de cada organização (investidores, parceiros, gestores, dentre outros) mapeiam, descrevem e interpretam o ambiente e os fatos a partir de perspectivas distintas. A ampliação das possibilidades de sucesso dos processos de elaboração e gestão da estratégia requer a adequada compreensão das representações sociais, percepções, julgamentos e anseios que os atores relevantes elaboram em relação aos temas que podem impactar o desempenho organizacional.

A METODOLOGIA

A metodologia Macroplan de pesquisa qualitativa para planejamento e gestão se desdobra basicamente em quatro etapas:
  • Preparação: definição do escopo da pesquisa, estabelecimento dos objetivos e focos, seleção dos atores serem entrevistados e elaboração dos instrumentos (questionários, reteiros, etc.);
  • Execução: realização das entrevistas e sondagens presenciais, individuais ou em grupos focais (e consulta remota a atores relevantes ? nacionais ou internacionais ? que não possam ser ouvidos presencialmente) e validação do material coletado junto aos estrevistados;
  • Consolidação e interpretação: tratamento dos dados com o auxílio de ferramentas informatizadas específicas, realização de análises de conteúdo e elaboração de relatório com as principais conclusões; e
  • Apresentação: entrega da pesquisa ao cliente, com as necessárias garantias de sigilo, incluindo as conclusões e recomendações da consultora.
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