Programa Corporativo em Estratégia

| 24 horas |
PÚBLICO-ALVO
Empresas, técnicos e profissionais de planejamento com interesse em dominar os principais métodos e ferramentas de análise e formulação estratégica, bem como de implantação e gestão da estratégia.
OBJETIVO
Desenvolver as competências necessárias à aplicação das principais ferramentas de avaliação e formulação estratégica para subsidiar gerentes e líderes na tomada de decisão considerando os riscos e os desafios atuais de executar o que foi planejado em meio a um ambiente cada vez mais complexo, incerto e turbulento.
ESCOPO
Apresenta os principais métodos de análise e formulação estratégica, com ênfase nas ferramentas de avaliação estratégica mais utilizadas, no método Macroplan de planejamento estratégico corporativo e nos principais fundamentos da implantação de estratégias. Estimula a capacidade dos participantes de utilizar as principais ferramentas de avaliação estratégica por meio de exercícios simulados e análise de estudo de caso.
CONTEÚDO
  • Introdução ao planejamento e à formulação estratégica
  • Escolas de pensamento estratégico
  • Método Macroplan de planejamento estratégico com base em cenários
  • Visão de conjunto das ferramentas de avaliação estratégica
  • Análise SWOT
  • Análise estratégica da indústria
  • Análise de Portfólio
  • Implantação da estratégia por meio de projetos
  • Mapas e painéis de indicadores estratégicos
  • Introdução à administração estratégica em tempo real
METODOLOGIA
  • Exposições
  • Debates
  • Estudos de casos
  • Exercícios em grupos