Época Negócios

Veja as melhores (e as piores) 100 grandes cidades do Brasil

Compartilhe

Veja as melhores (e as piores) 100 grandes cidades do Brasil

Na lista, praticamente metade das cidades mais populosas estão na região Sudeste.

Maringá, no Paraná, é a melhor cidade grande do país, de acordo com estudo realizado pela consultoria Macroplan. A cidade subiu no ranking, assim como os outros cinco municípios que aparecem na sequência: Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca e Campinas. Do ranking das dez primeiras, oito estão no estado de São Paulo. Apenas Maringá e Curitiba quebram essa hegemonia.

O estudo aponta que as cem cidades mais populosas do país representam 39% da população brasileira. Elas também são responsáveis por 50% do PIB e 54% dos empregos formais (que tem carteira assinada). No ranking total, a região Sudeste aparece com destaque: são 49 municípios, ou seja, praticamente a metade das cidades analisadas.

Para o levantamento, a consultoria analisou municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores, divididos em quatro áreas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Esses indicadores receberam diferentes pesos: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança. Com isso, o ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1, em que quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida nessa cidade.

Separando por categorias, no ranking de educação, Piracicaba, São José do Rio Preto (ambas em SP) e Vitória (ES) obtiveram a melhor pontuação. No ranking de saúde, os três primeiros lugares ficaram com Montes Claros (MG), Curitiba (PR) e Palmas (TO). Em saneamento e sustentabilidade, Santos (SP), Maringá e Franca (SP) se destacaram. E em segurança, as primeiras posições foram para Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e Mauá, todos municípios do estado de São Paulo.

Veja abaixo a lista completa das 100 maiores cidades:

 

Adicionar comentárioO seu e-mail não será publicado