Estamos diante de uma crise estratégica aguda
A combinação de incertezas conjunturais e estruturais amplia a volatilidade e a possibilidade de rupturas dentro do padrão dominante. A crise da COVID-19 combinou altas doses dessas incertezas, desencadeando uma crise estratégica aguda, expondo fragilidades de gestão e criando desafios. Trata-se de um cenário com impactos sociais e econômicos severos e abrangentes aonde a sociedade demanda por expansão das políticas públicas justo no momento no qual os estados/municípios “podem menos”.
A capacidade de resposta dos gestores públicos
O ebook propõe práticas importantes para potencializar o papel dos gestores públicos na superação da crise estratégica, dados os desafios do desenvolvimento econômico municipal. Com a necessidade de serviços públicos que gerem resultados para uma sociedade mais exigente, fazer mais (ou menos) do mesmo não resolve: é preciso fazer diferente.
O que é fazer diferente no cenário atual?
O que todo Prefeito deve fazer
No Brasil, se os prefeitos quiserem ajudar o desenvolvimento econômico do seu município devem atuar em três frentes:
- Construir e manter um bom ambiente de negócios
- Entregar os serviços públicos municipais com qualidade
- Modernizar a gestão municipal e trabalhar em cooperação dentro e fora do município
Para tanto, é preciso pensar e fazer grande e longe. A construção de uma agenda de médio e longo prazos é um bom ponto de partida para atrair e reter investimentos, bons negócios e talentos, e para construir uma visão de futuro compartilhada entre os setores público e privado. É legítimo e desejável que os Prefeitos empreendedores aspirem deixar um legado exemplar para a cidade que os elegeu.
Leia o ebook na íntegra:
Ou faça o download do estudo aqui