A Macroplan, que apoiou a CNI na elaboração da versão original do Mapa Estratégico da Indústria, está novamente colaborando com a instituição para atualizar o conteúdo do trabalho. “Passaremos por várias etapas até chegar a uma versão final e atualizada. Inicialmente, fizemos uma atualização preliminar do capítulo que trata das principais tendências mundiais e nacionais com impacto na indústria, e uma primeira proposta de ajustes nos fatores-chave, temas prioritários e objetivos do Mapa”, explica Éber Gonçalves, consultor da Macroplan que acompanha o projeto com a CNI.
Em novembro, a equipe técnica de CNI reuniu-se para debater a atualização do Mapa Estratégico da Indústria. O diretor presidente da Macroplan, Claudio Porto, fez uma exposição sobre as tendências que impactam a indústria brasileira. “Diretores, gerentes e analistas de todas as áreas puderam apontar novas implicações dessas tendências e também propor a exclusão, inserção ou adequação de fatores-chave, temas prioritários e objetivos do Mapa Estratégico da Indústria”, relembra Gonçalves. Segundo ele, as sugestões dos participantes serão consideradas no aperfeiçoamento da proposta de ajustes para o Mapa.
No encontro, o diretor da Macroplan Gustavo Morelli apresentou a primeira proposta de ajustes do Mapa Estratégico da Indústria. Os participantes elaboraram um exercício de revisão da proposta de ajuste de temas prioritários e objetivos do fator-chave do Mapa Estratégico da Indústria e analisaram o quadro geral de fatores-chaves. O evento também contou com um painel mediado por José Augusto Fernandes, Diretor de Planejamento e Estratégia da CNI, com a participação de Leone Andrade e Marcelo Prim, ambos do Sistema Indústria.