Coordenado pela Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento, o programa está sendo desenvolvido com apoio da Macroplan. A consultoria foi responsável pelo diagnóstico situacional do Estado e também apoiou na definição das prioridades estratégicas setoriais e no desenho da carteira de programas e projetos estratégicos para o triênio 2016-2018.
“Trabalhamos, junto com a Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento, em duas frentes. Uma de curto prazo, que direcionou a elaboração de 15 programas prioritários. Já na frente de longo prazo, serão elaborados cenários e uma estratégia para desenvolvimento econômico no horizonte 2035”, explica Ana Guerrini, consultora da Macroplan responsável pelo projeto.
O programa “Goiás Mais Competitivo” foi lançado em setembro de 2015, suas ações desenvolvem-se em torno de três eixos prioritários: aumento da competitividade do Estado, melhoria da qualidade de vida da sociedade goiana e eficiência da gestão pública.
Na segunda fase, prevista para ser concluída até o final de 2016, a Macroplan apoiará o governo formulação de estratégia de desenvolvimento econômico de longo prazo. O desafio é, mesmo no ambiente de crise, permitir que estado de Goiás continue a crescer em ritmo mais acelerado do que a média brasileira pelos próximos vinte anos.