Atenta a esse cenário de incertezas, a FIPECq Vida elaborou um plano estratégico que contemplou uma análise do ambiente interno e externo, pesquisas e entrevistas. O levantamento desdobrou-se em estratégia e esta em uma carteira de projetos prioritários que serão implementados até 2025, sob um modelo de gestão e monitoramento customizado. O trabalho, inédito na instituição, foi desenvolvido com apoio da Macroplan.
Ao longo de 15 meses, foram realizadas entrevistas e pesquisas, com colaboradores, clientes e ex-clientes, para obter a percepção sobre os produtos e serviços da FIPECq Vida. Análises estratégicas, como o contexto do setor de saúde no mundo e no Brasil, um levantamento sobre o mercado de saúde suplementar e um mapeamento de tendências e incertezas de saúde e seus impactos no mercado de saúde suplementar no Brasil, ajudaram a contextualizar a atuação da instituição e analisar seu portfólio de produtos com um olhar para o futuro.
Com base nas informações, foi possível formular a estratégia de atuação da FIPECq Vida para os próximos 10 anos, incluindo a proposta de valor e os objetivos estratégicos da organização. “A estratégia mais adequada para a instituição é de crescimento, dadas as suas características e a análise do ambiente de mercado. Elaboramos indicadores e metas para cada objetivo estratégico e definimos uma carteira de projetos estratégicos”, explica Rodrigo Souza, consultor da Macroplan que foi responsável pelo projeto.
Aumento de autonomia e responsabilidade da equipe garantem conquistas imediatas
Além da estratégia, foi elaborado um modelo de gestão da estratégia, projetos e processos. Esta foi uma etapa especialmente importante, já que foi a primeira vez em que equipe da FIPECq Vida trabalhou com um modelo estruturado de elaboração de plano estratégico. “Um núcleo de monitoramento foi criado para acompanhar a aplicação do modelo de gestão e monitorar os indicadores dos projetos e da estratégia. Elaboramos até os instrumentos que eles vão utilizar no dia-a-dia, como seus processos, modelos de relatórios e agenda de reuniões, entre outros recursos que vão apoiar a implementação da estratégia”, relembra Souza.
O objetivo do Plano Estratégico 2025 da FIPECq Vida é que, ao final do período, a instituição apresente um portfólio com mais e melhores serviços e benefícios a seus associados. No entanto, algumas conquistas foram imediatas, como conta Rodrigo Souza: “A organização como um todo se apropriou do projeto e os colaboradores estão com uma postura muito mais ativa para ouvir as demandas dos associados e oferecer produtos e benefícios relevantes para cada público-alvo da FIPECq Vida”.