Um levantamento apontou o desempenho de Santa Catarina em 28 indicadores de gestão estadual analisados pela empresa de consultoria Macroplan. Pela comparação com os outros 25 estados e Distrito Federal, Santa Catarina ficou em segundo lugar no geral, perdendo apenas para São Paulo.
Os dados, baseados em indicadores como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Departamento de Informática do SUS (Datasus) foram organizados em nove áreas: educação, saúde, segurança, juventude, infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, condições de vida e institucional.
Segundo a Macroplan, o estudo busca contribuir para a melhoria da gestão pública ao fornecer uma análise comparativa do desempenho das 27 unidades da federação nos 28 indicadores.
Santa Catarina ficou em primeiro lugar nas áreas da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social em:
empregos formais
menor taxa de mortalidade infantil
distribuição de renda
índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental
menor taxa de desemprego
expectativa de vida
menor número de jovens de 15 a 29 anos que não estudam, não trabalham e não procuram emprego
menor porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza
Em contrapartida, Santa Catarina teve desempenho mais fraco em outras questões. Ocupa a 23ª posição por conta do congestionamento da Justiça, o 15º pela sua taxa de mortes por acidente de trânsito, e ficou na 14ª posição em razão das interrupções de fornecimento de energia elétrica. Também é o 11º em qualidade das rodovias.
Demais indicadores
Nos demais indicadores, o estado ficou em 2º lugar em:
taxa de déficit habitacional
renda domiciliar per capita
taxa de homicídios
taxa de gravidez precoce
Santa Catarina foi o terceiro melhor estado em proporção de rodovias pavimentadas. Nos indicadores de jovens com ensino superior completo, taxa de analfabetismo de jovens e adultos, PIB per capita e transparência, o estado ficou em quarto lugar. Santa Catarina também é o quinto estado com maior escolaridade média da população adulta.
O estado foi o sexto em acesso à internet e acesso à telefonia. Por fim, Santa Catarina obteve o oitavo lugar no Ideb do ensino médio, saneamento adequado e horas de interrupção do fornecimento de energia elétrica.