Cidades Petróleo, Royalties do petróleo

Como as cidades investem os recursos que recebem de royalties do petróleo?

20 de junho de 2022

A Macroplan Consultoria e Analytics estuda esta pergunta desde 2012, quando fez o seu primeiro estudo sobre o tema. A convite da Folha de S.Paulo, analisamos as cinco maiores arrecadadoras da década.

De maneira geral as “cidades petróleo” avançam nos seus indicadores quando comparadas com o seu próprio desempenho histórico, mas não na velocidade esperada em relação a padrões internacionais ou mesmo a média do Brasil.

Com muitos recursos em caixa as cidades petróleo precisam acelerar os investimentos em projetos estruturantes que deixem legados relevantes para a sociedade, sem onerar os cofres no logo prazo, pois tratam-se de recursos finitos. Percebe-se que hoje, quando comparamos com 2012, os gestores estão aparentemente mais responsáveis e prudentes.

Algumas iniciativas como a criação de fundos soberanos ou maior controle social da aplicação dos recursos vão no caminho certo. Chama atenção nestas cidades a insuficiente performance na educação básica, com indicadores ruins na qualidade do ensino fundamental (I e II) e no acesso a creche, onde somente uma das cinco cidades analisadas alcançou a meta de 50% do INEP. Somente com educação de qualidade é possível diversificar a economia, aumentar a renda das famílias e criar legados de longo prazo.

Leia a matéria completa publicada na Folha de S.Paulo:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/06/pre-sal-eleva-exportacao-mas-fracassa-em-reduzir-dependencia-de-importacao-de-combustiveis.shtml?utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=compli

Painel Social Cidades Petróleo Rio