A Associação de Concessionárias de Aeroportos (ANEAA) se transformou em Aeroportos do Brasil (ABR), onde as onze concessionarias privadas de aeroportos federais do Brasil se uniram oficialmente em uma só organização para buscar um novo conceito associativo e fomentar o desenvolvimento de toda a cadeira aeroportuária. A Macroplan Consultoria e Analytics participou de todo o desenvolvimento do plano estratégico 2030 e da governança para a criação da nova organização em conjunto com todas as associadas.
Essas concessionarias controlam 59 aeroportos responsáveis por mais de 92% da movimentação de passageiros e 99% do tráfego de cargas no país.
São elas: GRU Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo), Inframerica S/A (que administra os aeroportos de Natal e Brasília), BH Airport (Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves), Aeroportos Brasil Viracopos SA (Campinas), RioGaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim), Aena Brasil (responsável pelos aeroportos de Recife, Maceió, Aracaju, Campina Grande, João Pessoa e Juazeiro do Norte e que arrematou o Aeroporto de Congonhas na 7ª rodada de licitação), Fraport Brasil (com os aeroportos de Fortaleza e de Porto Alegre), VINCI Airports Brasil (que administra o aeroporto de Salvador e outros 7 aeroportos do bloco Norte), Socicam (que administra 4 aeroportos do Centro-Oeste e arrematou o bloco Norte II na sétima rodada), CCR S.A. (que administra 15 aeroportos do bloco Central e Sul) e Zurich Airport Brasil (que administra Florianópolis, Vitória e Macaé).
Com uma década de concessões aeroportuárias, de 2012 a 2019, foram investidos cerca de 23 bilhões no setor.
A nova associação tem como Visão até 2030 que o setor aeroportuário tenha um mercado crescente, com segurança, sustentabilidade e estabilidade jurídica. A meta mobilizadora visa a expansão do mercado, almejando que o setor aéreo/aeroportuário no Brasil possa transportar 0,74 passageiros por habitante e movimente cerca de 2 bilhões de toneladas de cargas em 2030.