O ranking do estudo Desafios da Gestão Estadual 2017, da Macroplan, considerado a principal referência de gestão pública do País, foi a fonte utilizada para o fact checking pela imprensa que acompanhou os debates para o governo de Santa Catarina.
Veja, abaixo, o trecho da reportagem do Diário Catarinense, com a correção feita à declaração de candidato ao governo estadual
Gelson Merisio
“Nós temos um estado que é primeiro lugar em quase todos os indicadores de qualidade de vida”.
Santa Catarina ocupa o primeiro lugar em apenas 3 das 9 áreas do IDGE – Índice dos Desafios da Gestão Estadual, divulgado em 2017. Nas demais, varia entre o 2º e o 12º lugar, chegando a ocupar posição distante da primeira colocação em áreas relevantes como Segurança e Condições de Vida. Na classificação geral, o estado também não ocupa a primeira colocação, embora tenha alcançado a segunda, ao obter índice 0,827, na variação de 0 a 1, sendo melhor o desempenho quanto mais próximo for de 1.
As nove áreas de resultados reúnem 28 indicadores consolidados por órgãos oficiais, como IBGE, DataSus, INEP/MEC, analisados pelo Macroplan Consultoria. O ranking é considerado a principal referência na área de gestão pública.
Confira abaixo o resultado completo:
SAÚDE: 1º lugar
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: 1º lugar
DESENVOLVIMENTO SOCIAL: 1º lugar
JUVENTUDE: 2º lugar
EDUCAÇÃO: 3º lugar
INFRAESTRUTURA: 5º lugar
SEGURANÇA: 8º lugar
CONDIÇÕES DE VIDA: 8º lugar
INSTITUCIONAL: 12º lugar