Notícias

DGM 2024 revela dados de saúde, educação, segurança e saneamento dos 100 maiores munícipios do Brasil

31 de outubro de 2024

Estudo apresenta rankings desempenho da gestão municipal entre 2010 e 2023 e principais desafios para cidades brasileiras

A Macroplan Consultoria e Analytics lançou nesta quinta-feira, a sexta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM 2024), que apresenta um panorama de 2010 a 2023 das 100 maiores cidades do país em quatro áreas essenciais que estão sob influência da gestão municipal – saúde, educação, segurança e saneamento e sustentabilidade.

Passadas as eleições municipais e definidos quem serão os prefeitos do próximo ciclo de quatro anos, o intuito do estudo é estimular ações por parte dos atores públicos e da sociedade que levem a uma maior efetividade da gestão pública, a partir do uso de dados e evidências, seleção de prioridades e identificação de boas práticas que potencializem a entrega de resultados para a população. ​

O DGM analisa a evolução de indicadores oficiais, agrupados nas quatro áreas analisadas, entre 2010 e 2023, aferindo o legado de várias administrações. O desempenho da gestão de cada cidade neste período é avaliado por um índice sintético, o IDGM – Índice Desafios da Gestão Municipal -, variando de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.  

Com isso, é definido um ranking geral, além de outros rankings por áreas, região, evolução nos anos analisados, entre outras informações. Dentro de uma plataforma online exclusiva, o internauta pode conferir todas essas informações, assim como todos os detalhes aprofundados de cada uma das 100 cidades.

No ranking geral, o estado de São Paulo tem destaque, abrigando 15 municípios (incluindo a capital) no grupo das 25 cidades mais bem avaliadas. O Paraná também tem destaque positivo com cinco cidades entre as 25 primeiras colocadas, incluindo o primeiro lugar, Maringá, com um IDGM de 0,765. Em 2ª colocação está Franca (SP), com IDGM 0,722, seguida por Jundiaí (SP), com IDGM 0,720. Uberlândia (MG) ocupa a 4ª posição no ranking geral e Curitiba a 5ª colocação, com IDGM 0,718, sendo a capital com a melhor posição, na aferição das melhores entregas de serviços à população.

O DGM também foi destaque em uma matéria da Veja, que trouxe os detalhes do estudo e o ranking completo com as cidades. Veja aqui.

Confira o ranking completo, bem como ranking por áreas analisadas, evolução de cada cidade e muito mais na plataforma exclusiva do estudo.