Por Roberta Teixeira
O estudo dos Desafios da Gestão Municipal
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) apresenta uma análise da evolução das 100 maiores cidades brasileiras em termos populacionais (100+), que representam cerca de metade do PIB brasileiro. O IDGM, indicador sintético da gestão, consolida 15 indicadores das quatro áreas essenciais na qualidade de vida: i) educação; ii) saúde, iii) segurança e iv) saneamento.
Para saber mais: www.desafiosdosmunicipios.com
100+ avançaram e ficaram melhores que o Brasil neste ciclo de medição do IDEB
Esta nota tem como objetivo trazer os destaques entre as 100+ no IDEB de 2019, divulgado no dia 15 de setembro de 2020. A análise se baseia em dados divulgados pelo INEP, Censo Escolar e FNDE.
IDEB 2019 – Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) | Rede Pública
- Maior avanço nos anos finais. Nesta última medição do IDEB, as 100 maiores cidades avançaram nas duas etapas de ensino, porém com crescimento maior nos anos finais.
- Desde 2017, o crescimento das 100+ no EF II superou o crescimento nacional. Já nos anos iniciais, com +0,1 ponto na nota, o avanço foi menor.
- Teresina se destaca como o primeiro lugar nos dois rankings das capitais. Além disso, teve um dos menores gastos médios por aluno do ensino fundamental.
- Além de Teresina, em primeiro lugar no IDEB do EF I, três dos cinco melhores municípios ficam no estado de São Paulo. Vitória da Conquista (BA) teve o maior avanço em termos de posição no ranking, saindo de 88º em 2017 para 61º lugar em 2019.
Cinco primeiros colocados no ranking do IDEB EF I – 2019
Maiores avanços no ranking do IDEB EF I (2017-2019)
- No EF II, Teresina ocupa a terceira posição, empatando com outras quatro cidades de SP. Em primeiro lugar está Joinville (SC), com 5,8 pontos no Ideb. Caruaru (PE) teve o maior salto, subindo 29 posições no ranking desde 2017.
Cinco primeiros colocados no ranking do IDEB EF II – 2019
Maiores avanços no ranking do IDEB EF II (2017-2019)
- No EF I, os melhores IDEB se concentram no Sudeste, enquanto no EF II o desempenho no SAEB tem seus destaques positivos no Sul.
- Retrocesso na nota média em português nos anos iniciais pode comprometer a alfabetização dos alunos da rede pública. Ao contrário de matemática, que mostrou evolução em pelo menos 80% das cidades, dois terços das cidades mostraram piora no desempenho em português no EF I e 1/3 das 100+ também não avançou nos anos finais.
Total de cidades (100+) por tipo de evolução
Xxx
Leia a Nota Técnica na íntegra: