As cem cidade mais populosas do Brasil (100+) representam 1,8% do total de municípios do país, mas produzem metade do PIB brasileiro. Como evoluiu o desempenho dessas cidades nos últimos anos? Quais os desafios que hoje se colocam para os prefeitos e gestores municipais neste início de mandato em 2017?
Esta 2ª edição do DGM visa justamente auxiliar os prefeitos e suas equipes das 100+ a enfrentar e superar os desafios críticos ao desenvolvimento, sobretudo no atual cenário de crise econômica e profundas restrições fiscais, trazendo duas inovações:
- Um indicador sintético – o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) – que consolida 16 indicadores em 4 áreas de resultado (educação, saúde, segurança e saneamento), permitindo uma comparação dos 100 municípios no período de uma década.
- Três painéis que permitem uma visão mais ampla dos municípios nos campos da população e economia, gestão pública e transparência, e situação fiscal.
Com esta avaliação comparativa e temporal das maiores cidades brasileiras, a Macroplan busca contribuir para a identificação de desafios, boas práticas e soluções para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
Boa leitura!