Bem-vindo à sexta edição da série Desafios da Gestão Municipal, que traz um retrato da situação das 100 maiores cidades brasileiras (acima de 273,5 mil habitantes), que representam 44,2% de tudo o que é produzido no Brasil. Essas cidades possuem, portanto, grande peso sobre os índices nacionais e relevância para o desenvolvimento do país.
O estudo analisa indicadores que revelam aspectos importantes da qualidade de vida da população relacionados à oferta de serviços públicos essenciais no âmbito dos municípios, ainda que fornecidos por outros entes ou pela iniciativa privada.
O desempenho das cidades é consolidado em um índice sintético, o IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal), que varia entre zero e um. Quanto mais próximo de um, melhor o desempenho do município.
Além do indicador sintético, o estudo apresenta uma análise da evolução dos desafios por área. Através de uma visão evolutiva e comparativa, é possível qualificar os avanços de cada município entre os anos censitários (2010-2011 e 2022-2023) e avaliar a sua situação frente aos outros municípios, bem como identificar destaques de municípios que evoluíram bem em cada área e possam replicar boas práticas em outros.
Seguimos avançando com inovações na plataforma, lançada em 2020, onde é possível consultar análises dos indicadores, dados absolutos e desagregações para cada município. Nesta nova edição, desenvolvemos cinco painéis sobre temas relevantes e necessários para pensar a atuação estratégica da próxima gestão municipal: 1) População; 2) Vocações, empregos e renda; 3) Planejamento e gestão; 4) Conectividade; e 5) Sustentabilidade ambiental.
Em um ano de eleições municipais, esperamos contribuir com a indicação dos avanços e dos desafios para os novos prefeitos. O intuito é provocar reflexões por parte dos atores públicos e da sociedade que levem a uma maior efetividade das gestão pública, a partir do uso de dados e evidências, seleção de prioridades e identificação de boas práticas que potencializem a ação dos municípios frente aos desafios atuais e futuros.